ENTREVISTA DE EMPREGO... E AGORA O QUE EU FAÇO?

Posted by Alexsandra Silva domingo, 2 de outubro de 2011 01:10

Há algum tempo atrás convidei uma amigo para escrever algo, e ele prontamente disse sim! O texto abaixo, refere-se a ações que nunca devem ser praticadas por quem está a procura de um emprego, seja ele o primeiro ou não. Então, fiquem ligados nestas dicas e coloquem em prática, é claro!


Olá, fui convidado a escrever algo sobre RH e decidi então escrever sobre 7 coisas básicas que não se deve fazer em uma entrevista de emprego, baseado em algumas entrevistas que tive a oportunidade de acompanhar, são elas:

Não se atrase, procure sempre marcar um horário que você possa comparecer, tente negociar caso tenha um compromisso importante, mas nunca marque e deixe o entrevistador esperando.

Roupa vulgar não dá. Procure ir bem vestido, não se esqueça que você está sendo observado em vários aspectos, a sua apresentação é um desses aspectos.

Inventar não pode. Sempre fale a verdade, a empresa quer conhecer quem está contratando, se você tentar mostrar ser outra pessoa, caso não percebam na entrevista, irão perceber mais tarde que não contrataram quem você disse ser.

Você têm concorrentes, não inimigos. O modo como você irá tratar seus concorrentes de vaga pode fazer toda diferença, procure dialogar, mostrar que sabe se comunicar bem, vejo muito em seleções de pessoas, candidatos de cara fechada, as vezes até demonstram ignorar alguma atitude errada do seu concorrente, NÃO FAÇA ISSO! o entrevistador está lá para observar tudo, você não! por mais errada que seja a atitude do seu concorrente, procure agir normalmente, ajude se possível, isso irá contar positivamente, pode ter certeza.

Sem correria. Seja objetivo e direto, fale pausadamente sem correria, fique sempre atento ao entrevistador, ao que ele pergunta, e ao que ele pede.

Eu preciso desse emprego. Todos precisam, nunca dê a entender que você só está ali por não ter competência e simplesmente só precisa de um emprego. Por mais duro que possa ser, empresa não é instituição de caridade, você têm que ter competências para que ela veja a necessidade de te contratar, sempre que surgir a pergunta: Por que a nossa empresa deve te contratar? responda de forma objetiva suas qualidades, suas competências, algo em você que será interessante para a empresa.

Não fale mal da sua antiga empresa, em vez disso use o tempo para falar mais sobre você, sobre sua função, se você for competente, seu antigo emprego ruim não fará diferença nenhuma e o entrevistador irá perceber que sua antiga empresa era ruim, não você.

Se você não cometer nenhum desses erros, talvez não irá garantir sua vaga, mas também não irá perdê-lá.

Boa entrevista e sucesso!

Por Marcos Paulo Dias Vieira












Atualmente Marcos Paulo atua na área de Gestão da Qualidade, com formação também em Administração de Empresas e  Desenvolvimento e suporte a hardware. Ele mantém um blog de notícias e tecnologia http://mpdv1000.blogspot.com/ acessem e boa leitura!

0 Response to "ENTREVISTA DE EMPREGO... E AGORA O QUE EU FAÇO?"

Postar um comentário

Total de acessos