VOCÊ SABE ONDE ESTÁ?

Posted by Alexsandra Silva segunda-feira, 10 de outubro de 2011 20:47

Estive lendo uma matéria que fala de como adaptar-se mais facilmente à cultura organizacional, e mostra que conhecê-la é primordial! Achei realmente muito bom esse tema, então decidi compartilhar um pouco de tudo que aprendi e do que extrai desta matéria.

Geralmente todo novo funcionário antes de ingressar na organização passar por um processo de integração, por treinamentos e etc. Em geral, este processo tem por objetivo fazer com que o novo colaborador sinta-se familiarizado não só com a função a ser exercida ou o setor que irá atuar, mas também com a empresa como um todo, e o ajude a não ficar se sentindo como um "um peixe fora d'água". É interessante também que o próprio colaborador mantenha-se sempre atualizado do que acontece no dia a dia e busque também observar os fatos e o comportamento dos colegas de trabalho. Confira abaixo super dicas que com certeza irão facilitar bastante sua adaptação ao novo ambiente.


1 - De forma discreta, observe as peculiaridades da personalidade de cada colega de trabalho. Certamente, a equipe contará com pessoas tímidas e outras mais extrovertidas. Isso o fará entender que se alguém fala pouco, não significa que exista algo "contra" você.
 
2 - A sua própria personalidade também será "observada" pelos seus novos pares. Nos primeiros dias aja com naturalidade e esteja focado principalmente no aprendizado, pois sua atividade estará direta ou indiretamente relacionada aos demais profissionais do seu setor e da empresa, de uma forma geral.

3 - Quem ingressa na organização sempre deseja causar uma boa impressão. Contudo, há quem confunda isso e de tanto se esforçar para agradar aos demais colegas, inclusive ao próprio gestor, passa a ser visto como um bajulador.

4 - O bom humor é considerado um diferencial positivo para as empresas que captam novos talentos. Por outro lado, é bom não abusar e tentar tornar-se o "mais engraçado da turma", contando piadas ou fazendo "brincadeiras" de mau gosto.

5 - Quando se chega a algum lugar e não se conhece o ambiente, o indivíduo precisa manter-se atento não apenas ao comportamento dos demais colegas, mas ao dele próprio. Essa é uma estratégia para usada por aqueles que querem ser respeitados pelos seus pares, mas também entendem que precisam respeitar o espaço dos demais. Caso precise de algum material nunca "meta a mão" sem pedir licença, pois o que você pegou pode até ser um objeto pessoal do seu colega. Pedir e agradecer são regras básicas para ser bem recebido em qualquer local e situação.
 
6 - Da mesma forma que você deve preservar sua vida pessoal, não dê margens para quem chega para repassar um relatório "informal" dos demais colegas de trabalho. As fofocas sempre existirão e ficar atento a elas é prudente e saudável para todos. Seja polido nesse momento e educadamente comece outro assunto que não esteja relacionado à vida dos seus pares.

7 - As pessoas não precisam e nem devem tentar mudar sua personalidade, pois isso seria pedir que se anulassem. No campo profissional acontece o mesmo: o colaborador precisa ser ele mesmo e não usar de artificialidade. Contudo, é bom lembrar que se adaptar a uma nova realidade é uma competência comportamental indispensável para quem deseja assegurar e melhorar o futuro da própria carreira. Quebrar paradigmas é sinal de maturidade e não de fragilidade.

Então é isso pessoal, tenho certeza que após ler estas dicas, conseguiram ver que adaptar-se ao clima organizacional não é tão difícil quanto parece.


"Conhecer o ambiente organizacional não é apenas mais uma necessidade é uma obrigação."


E agora, você sabe onde está?

Sucesso a todos!

Alexsandra Silva

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